coronavírus

Estado vai usar dados de telefonia para monitorar aglomerações

18.297

As companhias telefônicas que atuam no Rio Grande do Sul serão importantes aliadas no combate ao coronavírus. Na tarde desta quarta-feira, o governador Eduardo Leite anunciou durante a transmissão ao vivo nas redes sociais que fechou uma parceria com a Claro, Oi, Tim e Vivo para o compartilhamento de informações de geolocalização dos usuários no Estado. 

Plataforma monitora ocupação dos leitos dos hospitais gaúchos em tempo real

Com essas informações, o governo poderá monitorar e identificar aglomerações e criar estratégias que restrinjam a circulação de grande número de pessoas e, assim, evitar a transmissão da Covid-19. O governador ressaltou que todos esses dados não são individualizados, e que haverá a proteção da privacidade de cada usuário. Essa medida não terá custo aos cofres públicos.

_ Desde o início da nossa mobilização diante da pandemia, as ações que implementamos sempre se basearam em indicadores, em evidências científicas, ao que agora se soma o acompanhamento da mobilidade por meio das antenas de celular _ explicou o governador. 

'O protocolo de segurança será único', diz Pozzobom sobre funcionamento de escolas

COMO FUNCIONA
Os dados estão disponíveis somente para acesso interno do governo. A geolocalização compara o perímetro onde o celular permanece a noite com a movimentação do aparelho durante o dia. Como os aparelhos normalmente estão junto com as pessoas, as informações mostrarão a adesão ao isolamento social no Estado. 

As informações serão organizadas de forma estatística e anônima em um "mapa de calor", que indica se há mais ou menos pessoas em diferentes locais e períodos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

47 vagas de emprego para Santa Maria Anterior

47 vagas de emprego para Santa Maria

O que você faz #portodosnós? Próximo

O que você faz #portodosnós?

Geral